Correio Central
Voltar Notícia publicada em 23/05/2022

Airton Gurgacz lembra viagem a Cascavel que selou a criação da Rondônia Rural Show

Airton, vice-governador à época, e o ex-governador Confúcio Moura visitaram a feira de Cascavel e no ano seguinte já houve a primeira edição da Rondônia Rural Show.

A primeira edição da feira de tecnologias e negócios agropecuários Rondônia Rural Show foi realizada de 24 a 27 de maio de 2012 no recinto do Parque de Exposições Hermínio Victoreli de Ji-Paraná, e o saldo positivo da comercialização surpreendeu os organizadores.

Mais de duas mil propostas de negócios com fomento de crédito institucional, 350 tratores comercializados, a expectativa inicial de movimentar R$ 60 milhões foi acrescida em 300%, ultrapassando R$ 200 milhões. A 3ª edição quase dobrou a movimentação de negócios e a expectativa para 2022, é que esse índice seja dez vezes superior ao da primeira edição, em 2012.

O empresário Airton Gurgacz, que ocupava o cargo de vice-governador à época, e em seguida exerceu mandato de deputado estadual, foi um dos principais entusiastas da criação da feira que contemplasse todos os setores produtivos do estado de Rondônia.  

“Foi um projeto elaborado, feito por nós, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Confúcio Moura”, recorda-se.

Em 2011, quando exercia o cargo de vice-governador, Airton Gurgacz convidou o governador Confúcio Moura e o então secretário de Agricultura, Anselmo de Jesus, para irem conhecer a feira da Copavel Show em Cascavel, no Paraná.

“Lembro que o Confúcio ficou encantado. Trouxemos o evento da Rondônia Rural Show para Ji-Paraná, aqui ele stá instalado e daqui não mais vai sair. Nós temos o centro tecnológico, o espaço necessário e o agronegócio e indústrias fortes”, valoriza Airton Gurgacz.

Por fim, Airton Gurgacz destacou que a agricultura, o agronegócio em geral de Rondônia é muito forte e que Ji-Paraná graças ao mega evento do agronegócio hoje é o polo central que muito representa esse momento de crescimento do estado.

“Empresários do setor do agronegócio estão aqui em Ji-Paraná trabalhando conosco e trazendo muita evolução tecnológica. Em 2017, nós trouxemos a feira para o espaço próprio com 50 hectares dotado de vitrines tecnológicas e espaço suficiente para crescer. Foi árduo e teve o trabalho de muita gente envolvida e dedicada a esse projeto, e a realidade é o que vemos hoje”, concluiu.   

 Airton Gurgacz é autor da Lei que homenageia pioneiros



Foi através de Projeto de Lei de autoria do ex-deputado estadual Airton Gurgacz que o estado de Rondônia e o município de Ji-Paraná homenageiam o pecuarista Joaquim Dantas (in memorian), que tem o seu nome na Praça das Bandeiras, localizada no recinto da Rondônia Rural Show, espaço que também foi concebido graças ao empenho de Airton, que também ocupou os cargos de vice-governador e governador.

Através dos projetos de Airton Gurgacz na ALE/RO, a principal via do recinto da Rondônia Rural Show se chama Avenida Robson Guimarães (in memorian), filho do pecuarista João Duarte e Maria Lucia que chegou a Rondônia com apenas 3 anos de idade, exerceu entre outras atividades a presideência da ACIJIP, e deixou seu legado em Ji-Paraná.

O pecuarista e pioneiro de Ji-Paraná a ser homenageado, Joaquim Dantas, nasceu no Rio Grande do Norte, em 1932, e escolheu a antiga Vila de Rondônia para fixar residência no ano de 1974.

Após anos trabalhando no ramo de cerealista, decidiu mudar para a pecuária, sempre com grande contribuição para o desenvolvimento da região.

Em 2016, Joaquim Dantas foi encaminhado para Goiânia - GO com problemas de saúde, falecendo em nove de outubro e deixando três filhos, nove netos e quatro bisnetos.

“Não tenho dúvidas que por meio desse projeto foi reconhecido o trabalho, a dedicação e amor que essa pessoa teve por nossa cidade”, valoriza Airton Gurgacz.

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também