Correio Central
Voltar Notícia publicada em 02/03/2024

Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Rondônia assume a liderança no ranking na região Norte em exportação de carne.

O balanço da produção de carne bovina e seus derivados produzidos em Rondônia, foi apresentado pelo governador do Estado, Marcos Rocha, nesta semana, com a marca de exportação que atinge U$ 960 milhões, em 2023, conforme aponta os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), destacando que Rondônia obteve aumento no volume de vendas se comparado a 2022. 

O aumento pode ser comprovado no relatório do Mapa, apresentando que, em 2022, a cadeia produtiva da carne movimentou U$ 884 milhões. A tabela mostra ainda, o percentual de contribuição do Estado ao fornecimento de carne para o mundo. Segundo o relatório, Rondônia é responsável por quase 10% da exportação de carne brasileira, assumindo a liderança no ranking na região Norte.

Ainda, de acordo com o governador Marcos Rocha, o Serviço de Inspeção Oficial do Estado registrou abate de quase três milhões de cabeças em 2023, mantendo Rondônia como o 5° Estado com o maior volume de produção de carne, em todo país. “China, Emirados Árabes, Chile, Hong Kong e Egito foram os países que mais consumiram nossa carne no ano passado. Entretanto, mantivemos uma excelente média de produção, fato que nos proporcionou exportar para 53 países. Isso tudo, graças a um trabalho sério desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com os membros do setor, para garantirmos a boa qualidade dos produtos que temos”, salientou Marcos Rocha.

Rondônia é referência nacional em biosseguridade e pelo controle rigoroso de sanidade animal, por ser Estado livre de febre aftosa sem vacinação, título reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o que expandiu a abertura de um mercado importante para a política de exportação rondoniense: o Canadá.

Assessoria de Imprensa

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também