Correio Central
Voltar Notícia publicada em 06/05/2022

Marcos Rogério intercede por produtores de café junto ao Ministério do Trabalho

A exigência do contrato de trabalho entre os cafeicultores e os trabalhadores que vão fazer a colheita do café causou intranquilidade na região do café.

A exigência por parte dos fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência na celebração de um contrato de trabalho entre o produtor de café e o diarista durante o período da colheita do produto levou a senador Marcos Rogério (PL-RO) a interceder junto ao órgão ministério para flexibilização da lei.

Uma reunião realizada nesta terça-feira (3) no município de Cacoal com classe produtiva serviu para o senador buscar uma solução junto ao órgão ministerial para a insegurança enfrentada pelos produtores. A reunião contou a participação do prefeito Adailton Fúria, vice-prefeito Cássio Gois e produtores de café.

O ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira, em conversa com o senador, garantiu que o assunto será analisado com prioridade e uma solução apresentada aos produtores nos próximos dias.

“Trata-se de uma lei que foi elaborada em 1973 e que está em desuso. O que existe hoje é a troca de diária entre os produtores para garantir a colheita do café. Nesse momento é preciso conciliar o que está no texto da lei, a tradição e a cultura. Tenho certeza que o ministério vai dar uma solução para o problema”, disse o senador.

A exigência do contrato de trabalho entre os cafeicultores e os trabalhadores que vão fazer a colheita do café causou intranquilidade na região do café. O município é o maior produtor de café da região do Estado.

Em Rondônia, segundo a Embrapa, a estimativa é de uma produção de quase 2,5 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado, com aumento de 9,9% sobre o volume produzido na safra 2021. Fonte: Assessoria

SENADOR CUMPRE AGENDA EM CACOAL

Durante a visita a Cacoal, o senador Marcos Rogério participou de reuniões importantes com o prefeito Adailton Fúria, deputados e vereadores, empresários, produtores de café, policiais militares para entender as demandas das categorias e necessidades do município. O senador também visitou o campus do IFRO e participou de entrevistas em diversas rádios e TVs locais!

 

Dia de agenda intensa em Cacoal! Participei de reuniões importantes com @adailtonfuriaoprefeito , deputados e...

Posted by Marcos Rogério on Tuesday, May 3, 2022

 

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também