Correio Central
Voltar Notícia publicada em 14/10/2021

Brasil recebeu 120 mil denúncias de violência contra crianças em 2021

Levantamento aponta que duas em cada três agressões contra crianças são feitas dentro de casa. Denúncias podem ser feitas 24 horas por dia através do Disque 100.

Somente neste ano, o Disque 100, um dos canais da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), recebeu 119,8 mil denúncias de violência contra menores; sendo que as mães são as principais responsáveis de acordo com as denúncias.

Em dois terços dos casos (66%), a agressão ocorreu dentro de casa (79.872). Em todo o ano passado, o número chegou a 153,4 mil.

“É um número muito alto. Precisamos dar um basta na violência, principalmente contra crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa nação. Para vencer essa situação, devemos denunciar os casos, cobrar ação das autoridades responsáveis e conscientizar as famílias”, afirmou a ministra Damares Alves em nota no portal do governo.

Segundo o levantamento, a mãe é a principal violadora (51.293 denúncias), seguida pelo pai (20.296) e pelo padrasto ou madrasta (8.269). O ouvidor nacional, Fernando César Ferreira, explica que os relatos feitos são, em grande parte, por denúncias anônimas ou por vizinhos e parentes.

O Disque 100 é um serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia pelos serviços, que funcionam 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Texto extraído do site da ONG Observatório do Terceiro Setor

Fonte: R7

Leia Também