Correio Central
Voltar Notícia publicada em 30/01/2022

Conselho Nacional de Educação recomenda retorno de aulas presenciais em todo o país

Pais relatam medo da infecção ao mandar os filhos aos colégios, ao mesmo tempo reconhecem que o isolamento prejudicou a aprendizagem.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quinta-feira (27) uma recomendação do Conselho Nacional de Educação sobre o retorno das aulas presenciais em todo o Brasil. Conforme o documento, a retomada do ensino no modelo presencial “deve ser a prioridade do país em relação à educação nacional de todos os níveis”, devido aos “déficits de aprendizado constatados desde o ano de 2020”.

Porém, para garantir a saúde e segurança de toda a comunidade escolar, as instituições públicas e privadas “deverão adotar providências, ainda que temporárias e de curto prazo”. Caso seja determinada a suspensão das atividades educacionais, serão “estabelecidos critérios para a tomada de decisão”.

A recomendação é para todo tipo de ensino, seja federal, estadual ou municipal.

Em meio ao avanço da variante ômicron no Brasil e à alta de ocupações de UTI por pacientes com Covid, o retorno às aulas gera preocupações. A explosão de casos faz com que escolas mantenham protocolos de segurança rigorosos para evitar a propagação do vírus.

Até o momento, apenas seis estados anunciaram que vão solicitar o cartão de vacinação aos estudantes para checar as doses contra o coronavírus, ainda que a falta de imunização não seja um impeditivo para frequentar as aulas na rede estadual: São eles Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Piauí e São Paulo.

RECOMENDAÇÃO:

Fonte: sagresonline com agências de notícias

Leia Também