Correio Central
Voltar Notícia publicada em 11/02/2023

Estudantes de Rondônia conquistam medalhas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

No total, o Estado teve mais de 3.500 mil inscrições e as premiações foram divididas em 63 de bronze, 56 de prata e 36 de ouro.

Na manhã de hoje, (10/02/2023), a Energisa Rondônia realizou o evento de premiação dos estudantes vencedores da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. Foram premiados 157 estudantes do Estado, alunos do Ensino Fundamental, que participaram de vários desafios sobre as fontes energéticas e as formas de se combater o desperdício de energia que traz prejuízos ao bolso e, principalmente, esgota os recursos naturais, impactando fortemente o meio ambiente.

No total, o Estado teve mais de 3.500 mil inscrições e as premiações foram divididas em 63 de bronze, 56 de prata e 36 de ouro. Os medalhistas também receberam menções honrosas por suas conquistas.

De acordo com o diretor-técnico da Energisa, Fernando Corradi, os estudantes que participaram das olimpíadas aprenderam formas de se combater o desperdício de energia. “Desejamos que vocês levem por toda a vida este conhecimento sobre economia de energia. Sejam multiplicadores dessas informações nas suas casas e em seus grupos de amigos”, ressaltou.

Nesse sentido, o analista de Eficiência Energética, Rérisson Bessa, destacou que o Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é uma ferramenta para apoiar essa mudança necessária no mundo. As iniciativas do Programa abrangem a substituição de equipamentos que consomem energia em excesso por outros mais modernos e mais eficientes, o que é realizado em hospitais públicos e filantrópicos e em residências de baixa renda, por exemplo.

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal. Entre elas, a Energisa Rondônia.

A Olimpíada

A Olimpíada foi realizada entre agosto e dezembro de 2022. Para chegar ao resultado, professores e estudantes passaram por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. Os materiais dirigidos aos estudantes foram baseados no moderno conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. 

o

 

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também