Correio Central
Voltar Notícia publicada em 06/10/2023

Inscrições abertas para Licenciatura em Educação do Campo na UNIR

As inscrições são gratuitas e acontecem de 4 a 13 de outubro de 2023, exclusivamente de forma online.

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu o Processo Seletivo (PS) para ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo. As inscrições são gratuitas e acontecem de 4 a 13 de outubro de 2023, exclusivamente de forma online por meio do sistema de seleção de discentes da UNIR, neste link (clique aqui para acessar).

O curso de Educação do Campo é ofertado no Campus UNIR de Rolim de Moura e oferece 60 vagas para ingresso ainda este ano, em novembro de 2023. É totalmente gratuito e destinado especialmente a pequenos agricultores, mas também às mais diferentes populações campesinas como pescadores, ribeirinhos, pequenos extrativistas, assentados e acampados de reforma agrária, quilombolas, entre outros.

Todas as demais informações referentes ao PS Educação do Campo, incluindo o edital e anexos, estão disponíveis no portal de Processos Seletivos da UNIR, ou diretamente no link https://processoseletivo.unir.br/certame/exibir/402. No edital constam as informações sobre reserva de vagas para alunos cotistas – há vagas reservadas de acordo com a renda familiar, para candidatos que concluíram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas, e para pessoas pretas, pardas, indígenas e/ou com deficiência (PCD).

Provas

A prova de seleção será aplicada presencialmente no dia 22 de outubro de 2023, das 14h às 18h (horário de Rondônia), nos municípios de Porto Velho; Ariquemes; Cacoal; Ji-Paraná; Rolim de Moura; e Vilhena. O candidato deverá escrever uma redação em Língua Portuguesa, de 30 a 45 linhas, com o título “Por que desejo cursar a graduação de Licenciatura em Educação do Campo?”. No texto, deverá apresentar sua história de vida, destacando suas motivações para ingresso na graduação e as expectativas em torno das contribuições que o curso trará para a sua trajetória.

Histórico escolar

O edital do PS Educação do Campo prevê dois momentos distintos para seleção dos candidatos. Na primeira etapa de inscrições (de 4 a 13 de outubro de 2023), os candidatos inscritos serão avaliados por meio da prova de redação. Posteriormente, caso ainda restem vagas não preenchidas no curso, poderá ser aberta uma segunda etapa de inscrições para seleção de candidatos por meio da análise do histórico escolar. O período de inscrição para a segunda etapa, se houver vagas, será de 29 de outubro a 5 de novembro.

Sobre o curso

O curso de Licenciatura em Educação do Campo objetiva formar professores para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em consonância com a realidade socioeconômica e cultural específica das populações do campo, nas habilitações: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dessa forma, o público a que se destina o curso é composto por jovens e adultos de comunidades do campo, professor em exercício em escolas do campo - com ou sem formação superior, assentados e acampados da reforma agrária, ribeirinhos, pequenos agricultores, remanescentes de quilombolas, indígenas, seringueiros, pescadores, pequenos produtores, assalariados do campo, dentre tantos outros camponeses.

Em função de suas características, o curso possui um processo seletivo próprio e também tem calendário próprio para realização das atividades acadêmicas. A formação é ministrada em regime de alternância e desse modo irá se constituir de dois tempos educativos: o tempo Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC). Quando das atividades, seja na universidade ou na comunidade, a dedicação é integral, e o funcionamento ocorre no sistema de semi-internato. Ao final do curso são conferidas duas titulações aos egressos, de acordo com o percurso formativo de cada um: Licenciado(a) em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza ou Licenciado(a) em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas.

Acesse aqui a página do Curso de Educação do Campo.

Assessoria de Comunicação - ASCOM - UNIR

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também