Correio Central
Voltar Notícia publicada em 07/06/2023

Últimos dias de inscrição para as 1.290 vagas do IFRO para o 2º semestre deste ano

Como o sistema de inscrição é virtual, os candidatos podem acessar a qualquer horário, inclusive durante feriados.

Terminam às 23h59 do dia 9 de junho de 2023 as inscrições para ingresso no 2º semestre de 2023 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). No total são 1.290 vagas distribuídas em cidades do estado de Rondônia e em Uberaba (MG). Como o sistema de inscrição é virtual, os candidatos podem acessar a qualquer horário, inclusive durante feriados.

O maior número de vagas é na EaD  (educação a distância) com os Tecnólogos em Gestão Comercial e em Gestão Pública e a licenciatura em Pedagogia, em diferentes polos de educação a distância que possuem parceria com o IFRO. São mais de 20 municípios em Rondônia com vagas abertas.

Para ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio ou de graduação, com vaga nas modalidades de ensino presencial e a distância (EaD), o  requisito é que o candidato tenha o ensino médio completo, comprovado por meio do Histórico Escolar do Ensino Médio, Boletim Escolar Oficial (ou documento oficial equivalente), a ser entregue no ato da matrícula. O Processo Seletivo Simplificado (PSS 2023/2) é organizado pela Coordenação de Exames e Admissão (CEA/IFRO). Todo ensino do IFRO é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.

Os cursos presenciais de graduação ofertados são de Engenharia Agronômica (Colorado do Oeste – 40 vagas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Ji-Paraná – 40 vagas) e Química (Ji-Paraná – 30 vagas). O Curso Técnico em Análises Clínicas Subsequente ao Ensino Médio também é presencial, no Campus Guajará-Mirim (40 vagas).

Estão previstas as vagas destinadas à ampla concorrência e às reservadas para pessoa com deficiência (PcD) e para as Ações Afirmativas/Cotas Sociais (para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino, para estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e para as Ações Afirmativas de pretos, pardos e indígenas da população de Rondônia, segundo o último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE 2010). Bem como, reserva de vagas aos estudantes que sejam egressos dos cursos técnicos ofertados Instituto Federal de Rondônia.

Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos documento oficial de identificação e o número de CPF mais o Histórico Escolar do Ensino Médio, Boletim Escolar oficial. As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas exclusivamente on-line no Portal de Seleção. A seleção tem por base uma única etapa, que consiste na classificação do candidato pelo seu desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio. Deve-se lançar as notas/conceitos anuais (médias finais) por disciplina cursada por ano no ensino médio no sistema de seleção.

Resultados – A publicação da lista dos candidatos inscritos, com o resultado preliminar, será divulgada no dia 13/6/2023 (após às 18h). O período para interposição de recursos contra o resultado preliminar ocorre dias 14 e 15/6/2023. Já o resultado final e a convocação para matrícula em primeira chamada estão previstos para o dia 20/6/2023 (após às 18h). Havendo vagas não preenchidas, a convocação em 2ª chamada ocorre em 6/7/2023; e a convocação em 3ª chamada em 21/7/2023, sempre após às 18h.

PSS 2023/2 – Cursos de Graduação

Para os Cursos de Graduação há 1.250 vagas, ofertadas nas modalidades presenciais e de educação a distância (EaD).

Os cursos EaD em Gestão Comercial e em Gestão Pública são para os municípios em que estão situados os Campi Cacoal, Colorado do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé, Porto Velho Zona Norte e Vilhena. E para os municípios com polos EaD em Alta Floresta do Oeste, Cabixi, Cacaulândia, Chupinguaia, Governador Jorge Teixeira, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Parecis, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, Vale do Anari. Além do Polo EaD em Minas Gerais, no município de Uberaba.

Para o Curso de Pedagogia EaD, as ofertas são nos polos Ariquemes, Buritis, Cacoal, Chupinguaia, Jaru, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Porto Velho‒UAB e Vilhena.

E os campi do IFRO que ofertam vagas presenciais são Colorado do Oeste (Engenharia Agronômica/Integral: manhã e tarde) e Ji-Paraná (Análise e Desenvolvimento de Sistemas/Noturno e Química/Noturno).

Para ler o Edital 17/2023/REIT-CEA/IFRO dos Cursos de Graduação, clique neste link.

PSS 2023/2 – Cursos Subsequentes

Campus Guajará-Mirim possui 40 vagas para o Curso Técnico em Análises Clínicas, na modalidade subsequente ao ensino médio, a ser ofertado no período noturno de modo presencial.

Para ler o Edital 16/2023/REIT-CEA/IFRO com as vagas do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio clique neste link.

Fonte: IMPRENSAIFRO

Leia Também