Correio Central
Voltar Notícia publicada em 01/02/2019

Carreta do HC diagnosticou câncer em 25 mulheres em 2018, e volta a Ouro Preto do Oeste esta segunda-feira

A coordenação convoca mulheres cadastradas a realizarem o exame preventivo de câncer de mama gratuitamente.

A Unidade Móvel de prevenção Perpétua Benitez Bernardi, carreta do Hospital de Câncer de Barretos que realiza exames de mamografia e preventivo de câncer de mama para o Hospital de Amor da Amazônia em mulheres com idade entre 40 e 69 anos, inicia atendimento em Ouro Preto do Oeste a partir da próxima segunda-feira, dia 4 até sexta-feira, 8 de fevereiro, sexta-feira.

A equipe que organiza o cadastramento informa que serão atendidas 350 mulheres, e inda falta localizar 55 mulheres inscritas que não foram localizadas para elas comparecerem e fazerem gratuitamente os exames na Unidade Móvel do Hospital de Amor que, em 2018, realizou 8.089 exames de mamografia, tendo diagnosticado 25 mulheres com câncer de mama.

 A carreta ficará estacionada em frente à Subseção da OAB na Avenida Gonçalves Dias, ao lado da Câmara de Vereadores, e o auditório da entidade servirá. A equipe conta com cinco colaboradores: Três técnicas de radiologia, uma enfermeira e motorista.

O  exame depois de feito é enviado online para o Hospital do amor, Pavilhão Avon/ Ivete Sangalo, para ser analisado. Caso o diagnóstico dê positivo para câncer a mulher é encaminhada para o departamento de prevenção em Porto Velho, para tratamento de alta complexidade e acompanhamento.

Essa unidade, lembra a professora Rosária Helena, que coordena o Leilão Direito de Viver, percorreu os municípios de Machadinho, Vale do Anary, 5º Bec, Jaru, Governador Jorge Teixeira, Nova União, Mirante da Serra, Alvorada, Seringueiras, São Francisco, Costa Marques, Ji-Paraná, Presidente Médici, Ministro Andreazza, e está encerrando com o município de Ouro Preto e Vale do paraíso.

A enfermeira Gizele Pezzin, responsável pelo cadastro na Secretaria de Saúde, informou que o espaço do auditório da OAB e suas dependências servirá para acolher com carinho e presteza as mulheres que vão aguardar por ordem de chegada para realizar o exame de mamografia.

Existe também uma equipe que trabalha despretensiosamente todos os anos e fica responsável para cadastro das mulheres, servir lanches, suco, café e leite, além de organizar e limpar todas as instalações que serão necessárias para recepcionar tais mulheres, essa equipe é formada de mulheres que desejam a todas as mulheres que comparecerem para fazer o exame, que elas se sintam valorizadas e  respeitadas no seu direito a prevenção de câncer de mama. Este grupo é denominado Clube das Camélias.

A Secretaria Municipal de Saúde,  representado pelo Assessor Especial Cristiano Ramos Pereira, também contribui com profissionais, exames de Beta HCG e cadastro das mulheres.

A sociedade em geral sempre contribui com a vinda da carreta. O Restaurante Cota e Costa oferta o almoço para a equipe, no ano passado o Hotel Brasil ofereceu a hospedagem da equipe, e milhares de outras ofertas vem em forma de exercícios ( alongamento), maquiagem, palestras, rodas de conversas e até um momento de oração é proporcionado a essas mulheres com muito amor e carinho, por aqueles que estão envolvidos com este ato de amor.

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também