Correio Central
Voltar Notícia publicada em 05/04/2022

Em Rondônia, vacinação em bebês de até um ano está longe da meta, alerta Agevisa

Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis Urupá e Vale do Paraíso estão entre os 44 municípios, que não alcançaram a meta prevista.

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), distribuiu nesta segunda-feira (4) uma publicação reforçando para população de Rondônia, sobretudo os pais de crianças de dois a 12 meses de vida,  a atenção para a vacinação de crianças de até um ano de idade com as chamadas vacinas de rotina, aquelas previstas no calendário vacinal.

Segundo a Agevisa “o Estado de Rondônia pactuou o cumprimento de 95% de cobertura vacinal de quatro vacinas, cujas primeiras doses precisam ser administradas em bebês entre dois a 12 meses de idade são elas: Pentavalente, Pneumocóccica, Poliomelite e Tríplice Viral.  No entanto, devida a baixa procura, o Estado de Rondônia registra cumprimento de apenas 15,38% da meta”.

Em 2021, devido à preocupação com a pandemia, e com a campanha da vacina de imunização, os índices no estado despencaram de maneira preocupante, e somente oito municípios rondonienses cumpriram a meta de vacinar a população prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI), com as vacinas Pentavalente, Pneumocóccica, Poliomelite e Tríplice Viral (D1).

Os municípios de Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis Urupá e Vale do Paraíso estão entre os 44 municípios, que não alcançaram a meta prevista.

A Agevisa também divulga que a “Febre Amarela, que precisa de cumprimento de 100% da cobertura vacinal, em decorrência de Rondônia estar numa região endêmica, somente Ministro Andreazza e Itapuã do Oeste conseguiram cumprir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde”.

A vacina pentavalente garante a proteção contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

 O esquema da vacina pneumocócica previne em cerca de 90% contra pneumonia, meningite e otite em crianças, a vacina Tríplice dá cobertura contra sarampo, caxumba e rubéola.  

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO LINK ABAIXO

https://rondonia.ro.gov.br/agevisa-alerta-para-imunizacao-de-criancas-menores-de-um-ano-de-idade-com-vacinas-de-rotina/

 

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também