Correio Central
Voltar Notícia publicada em 20/07/2022

Ouro Preto do Oeste tem 30.386 eleitores em 2022; região soma 64.924 votantes

São 55.377 eleitores somando os votos de Mirante da Serra, Nova União, Vale do Paraíso e Teixeirópolis.

Nas eleições de 2022, o Estado de Rondônia possui 1.230.986 eleitores aptos a votar no pleito de outubro, de acordo com os dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último sábado, 16/07.

O município de Ouro Preto do Oeste conta com 30.386 eleitores cadastrados na 13ª e 28ª Zonas Eleitorais da Comarca de Ouro Preto do Oeste, tem o sétimo colégio eleitoral no estado de Rondônia.

Somando os votos de Mirante da Serra, Nova União, Vale do Paraíso e Teixeirópolis que são municípios da macrorregião jurisdicionados às duas Zonas Eleitorais da Comarca de Ouro Preto do Oeste, regionalmente, o número de eleitores sobe para 55.377 eleitores.

E, incluindo o município de Urupá, que foi desmembrado de Ouro Preto do Oeste em 1992, e os votos são computados na comarca de Alvorada D’Oeste, com seus 9.547 eleitores, a macrorregião tem um total de 64.924 eleitores cadastrados em 2022.

Com todo esse potencial de ser um dos maiores colégios eleitorais do estado de Rondônia, Ouro Preto do Oeste e os municípios agregados à região no último pleito, de 2018, deixou de ter representante na Assembleia Legislativa.

A região que já elegeu até três deputados estaduais em uma única eleição, hoje amarga a realidade de receber recursos aquém do potencial eleitoral e econômico que a região representa, enquanto problemas mais graves se avolumam, e as obras e projetos consideradas mais estruturantes nunca acontecem.

Para se ter uma noção de como falta representatividade política na região, o eleitorado de Ouro Preto do Oeste é maior do que de Rolim de Moura, município polo de uma região que com seus 27.763 eleitores e já elegeu dois governadores, três senadores e deputados federais.

Na 13ª e a 28ª Zonas Eleitorais da Comarca de Ouro Preto do Oeste são cadastrados os eleitores dos municípios de Mirante da Serra, Nova União, Vale do Paraíso e Teixeirópolis. 

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também