Correio Central
Voltar Notícia publicada em 31/05/2021

Aos 83 anos, diabético, idoso de Ouro Preto do Oeste vence a covid-19

Joel Amador permeneceu mais de 20 dias internado em Cacoal, e hoje se recupera em casa, no Jardim Aeroporto. 

Entre tantas histórias com final dramático e de percas de ente queridos para o vírus que começou a se espalhar pelo mundo em fevereiro de 2020, existem pessoas como o senhor Joel Amador, de 83 anos, diabético, hipertenso, que reside em Ouro Preto do Oeste, no setor do Jardim Aeroporto, conseguiu se curar da covid-19 em Cacoal, pelas mãos da equipe do Hospital Regional.

Maria A., 49 anos, filha de seu Joel Amador, sem condições financeiras, contou sobre como foram difíceis os dias de muita luta e determinação para conseguir que seu pai conseguisse vencer a covid-19, mesmo se tratando de um paciente diabético e com quadro de pressão arterial alta.

A internação no Hospital Municipal e a medicação oferecida para ele tomar em casa não surtiram efeito para conter o avanço dos efeitos do vírus no corpo do paciente e o senhor Joel foi encaminhado para Cacoal, ao Hospital Regional.

Nas duas primeiras semanas o paciente de Ouro Preto permaneceu internado em Cacoal em completamente isolado de contato com seus familiares. A filha afirma que os médicos e enfermeiros se dedicaram muito, mas quando ligavam informavam que o idoso estava ficando cada dia mais debilitado, e se recusando até a se alimentar.

Quando foi autorizado a presença de um acompanhante, um neto do senhor Joel Amador foi para Cacoal e encontrou o avô debilitado e psicologicamente abalado, sem vontade de se alimentar e sequer a água, que é vital para pacientes com covis-19, ele tinha interesse em beber.

O neto calmamente passou a alimentar o avô reabilitando-o fisicamente, fator que certamente contribuiu para que o corpo do idoso reagisse a medicação prescrita pela equipe médica. O médo do idoso era de ele entrar na condição de outros pacientes que eram intubados e iam para salas de UTI.

Joel Amador permeneceu mais de 20 dias internado em Cacoal, e hoje se recupera em casa, no Jardim Aeroporto. 

Enquanto esteve internado em Ouro Preto, o idoso conviveu quase que diariamente presenciando a condição de outros pacientes que tinham como destino a intubação. O vírus letal para alguns pacientes, destrói o estado psicológico da maioria dos indivíduos, e com um ancião de 83 anos, como é o caso do seu Joel, que se encontrava num segundo hospital, não seria diferente.    

A filha de Joel Amador, que luta com problemas de saúde, e também adoeceu, conta que o drama vivido por sua família e a vitória final com o retorno de seu pai para casa é uma demonstração de que Deus intercede em nossas vidas. Ela disse que orava muito, dobrava os joelhos no chão e clamava pela recuperação do seu pai.  

Nós estamos passando por muitas lutas. Meu pai pegou o vírus e ficou muito ruim, foi internado na ala de covid aqui em Ouro Preto. Primeiro queriam levar ele pra Porto Velho, a gente não aceitou e por Deus conseguimos uma vaga em Cacoal no hospital regional. Deus é poderoso”, disse agradecida.

A filha e o neto de Joel Amador agradeceram imensamente às pessoas contribuíram para a recuperação de Joel Amador, principalmente aos profissionais do Hospital Regional de Cacoal onde o idoso permaneceu por mais de 20 dias, que tiveram muita paciência com o paciente em seus momentos de fragilidade física e mental.

É muito gratificante quando uma pessoa volta. Tristeza pra quem não volta mais. Grata a Deus pela recuperação do meu pai e por ele ter voltado, estar com a gente e a gente estar cuidando dele. Mesmo com as dificuldades e meus problemas, Deus trouxe meu pai de volta e eu foi fazer o que puder por ele”.

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também