Correio Central
Voltar Notícia publicada em 15/05/2021

Caerd inicia a perfuração de poços artesianos na cidade de Ouro Preto do Oeste

Poço artesiano no residencial Colina Park fica ao lado da APP e perpectiva de boa vazão de água para abastecer o bairro é de 80%.

A Companhia de águas e Esgotos do Estado de Rondônia (Caerd) iniciou o projeto de perfuração do primeiro poço artesiano na cidade de Ouro Preto do Oeste, o ponto escolhido fica na APP (Área de Preservação Permanente) localizada na Avenida Capitão Sílvio Gonçalves de Farias, na estrada do Residencial Colina Park.   

Ontem, teve início na cidade o racionamento intermitente no abastecimento de água na cidade. Hoje houve racionamento de água no Residencial Park Amazonas e no setor do Jardim Aeroporto. No domingo, o racionamento será nos demais setores da cidade.

O revezamento na distribuição de água será por tempo indeterminado. Um dia o consumidor terá o abastecimento de água e no outro não. As moradias aonde tem apenas uma caixa com capacidade de 500 a 1.000 litros são as que mais sofrem a falta de água com o rodizio de racionamento.  

A Caerd informou que o segundo poço artesiano será perfurado no Residencial Park Amazonas, em uma área já estudada pela Caerd que foi cedida pela prefeitura municipal. Os dois poços fazem parte de um projeto experimental e a água captada vai abastecer exclusivamente os dois residenciais.

O estudo geológico de viabilidade dos dois poços foi realizado no final do primeiro trimestre do ano, e a iniciativa de construir bases de captação por poços artesianos foi acelerada em razão do problema do desvio no curso da água no Rio Boa Vista, ocorrido após a forte chuva na madrugada do dia 24 de março, causando o primeiro desabastecimento de água do ano potável na cidade.

O gerente do escritório da Caerd, Iran Dantas Lima, relatou que o estudo geológico indicou que os reservatórios subterrâneos nos locais onde serão perfurados os poços artesianos, tem probabilidade de 80% de eficácia para abastecer com suficiência as caixas d’água das moradias e comércio localizados nos residenciais Park Amazonas e Colina Park.  

“Por esse sistema que estamos criando como alternativa, a água é bombeada direto do poço para a rede do setor de maneira, que, amplia-se a capacidade de distribuição da água que vem do rio Boa Vista para o restante da cidade. Se der vazão boa e suficiente, certamente vamos construir mais sistemas de captação de água de poço artesiano na cidade”, explica Iran Dantas.

Poço artesiano no residencial Colina Park fica ao lado da APP e perpectiva de boa vazão de água para abastecer o bairro é de 80%

BARRAGEM NO RIO BOA VISTA

A Caerd também informou sobre as medidas que estão sendo tomadas para sanar o problema da baixa no volume de água no período de estiagem no poço de sucção de água do rio Boa Vista, que em pouca quantidade compromete os equipamentos da sala de máquinas que pressuriza a água para o reservatório na cidade.    

Esta semana, a Caerd realizou um trabalho de elevação da barragem construída em março, criando dois leitos para o curso do rio, para que o volume de água seja aumentado. A intenção é fazer com que a água corrente permaneça em volume suficiente dos dois lados para que não haja problema de racionamento no período mais crítico do ano.

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também