Correio Central
Voltar Notícia publicada em 30/12/2020

Covid-19: Ouro Preto do Oeste perde o sentinela da saúde Pedro Bitencourte

Na pesquisa de campo ele se realizava, era um apaixonado pela entomologia, um pesquisador incansável da relação do homem e outros seres vivos com o meio ambiente.

Pedro Alves Bitencourte, faleceu na tarde desta terça-feira (29/12), aos 65 anos, após lutar desde o início do mês contra complicações do novo coronavírus. Entre idas e vindas ao Hospital, na noite de 19 de dezembro Pedro Bitencourte foi novamente encaminhado para uma UTI em Cacoal com 75% dos pulmões comprometidos.  

O corpo de Pedro Bitencourte chegou em Ouro Preto na manhã desta quarta-feira e foi levado ao Hospital Municipal para uma última homenagem, “com caixão lacrado”, pelos amigos de trabalho, e depois seguiu direto para o cemitério Bom Samaritano seguido por um cortejo de ambulâncias com sirenes ligadas.

O setor de saúde pública da região de Ouro Preto do Oeste e do estado de Rondônia perderam um dos profissionais mais dedicados a favor de pesquisas para descobertas de doenças epidemiológicas, de identificação de vetores e insetos causadores de doenças graves.  

Pedro Bitencourte era técnico em enfermagem extremamente dedicado as causas de investigação epidemiológica do município de Ouro Preto do Oeste. Pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO), “Pedro bitenka” como alguns amigos o chamavam atuava no Banco de Sangue como um técnico de “bancada”, responsável pela entrega de exames de sangue pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia - Fhemeron.  

No Centro de Saúde Ouro Preto (atual AME), Pedro Bitencourte atuava pelo município no setor de vigilância epidemiológica. Em parceria com colegas das áreas de infectologia da Funasa, por exemplo, Pedro Bitencourte atuou em inúmeras pesquisas de campo na captura de inseto barbeiro que causa doença de Chagas, no controle vetorial de mosquitos como o Aedes Aegypti causador da dengue, zika e chikungunya e de mosquitos causadores de febre amarela, malária etc.         

“O Pedro era uma verdadeira sentinela, aquele que corria atrás das causas o tempo todo. Foi um grande parceiro de pesquisas e palestras nas áreas de malacologia, do caramujo e da esquistossomose com a gente. “A gente andou muito pela região atrás de macacos mortos, não tinha dia e não tinha hora pra o seu Pedro. Ele não media tempo nem espaço, corria atrás mesmo”, lamenta Carlos Amante, servidor dos quadros da Funasa que atuou por três décadas em pesquisas na região.      

"Seu Pedro" como era chamado, era polivalente, atuava em todos os setores da saúde: era na sala de vacina, era na coleta do teste do pezinho,  era na zona rural participando de campanhas de vacinação, era cuidando da rede de frios (onde ficam armazenadas as vacinas e outros imunobiológicos em refrigeração), era auxiliando médicos,  era no Banco de Sangue.

Entre a tantos afazeres, era na pesquisa de campo que ele se realizava, era um apaixonado pela entomologia, um pesquisador incansável da relação do homem e outros seres vivos com o meio ambiente.

Ao longo de sua carreira com mais de 30 anos atuando na área da saúde, ele participou ativamente de várias pesquisas de campo em parceria com a AGEVISA (Agência Estadual de Vigilância em Saúde), dentre as quais: coleta de insetos barbeiros transmissores de doença, carrapatos, caramujos, aranhas, mosquito transmissor da dengue, mosquito transmissor da malária; em todas as situações de intensa Vigilância Epidemiológica  do Município ele participou ativamente das pesquisas: raiva animal, leptospirose, dengue e outros mais que colocaram o Município no cenário Estadual e até Nacional, o senhor Pedro estava junto.

PEDRO BITENCOURTE INICIOU SEU SONHO DE SE FORMAR EM BIOLOGIA, PORÉM A COVID-19 IMPEDIU QUE ELE CONCLUÍSSE O OBJETIVO

“Sem palavras pra definir a perda de um amigo, um colega de trabalho de uma vida inteira, um hábil profissional de saúde, um pesquisador apaixonado por entomologia, sempre disposto a servir, nunca soube dizer não a ninguém. Ouro Preto não perdeu somente um técnico de enfermagem, perdeu um ser humano que era só coração e disposição para servir à sua comunidade    , lamentou Marluci Brilhante, ex-secretária municipal de Saúde, servidora atualmente aposentada da saúde pública.

NOTA DO SINDSAUDE

O SINDSAUDE perdeu um bravo lutador, o SUS perdeu um guerreiro, a FAMÍLIA perdeu um pai protetor e nós perdemos um grande ser humano que soube ser presente na vida de todos nós, que abdicava da própria vida para se doar ao próximo,  não tinha dia nem hora, estava sempre pronto.....que dia triste meu Deus!.

A editoria do site Correio Central também manifesta condolências aos familiares e colegas da área de saúde pública do servidor Pedro Bitencourte, que foi um importante colaborador das publicações da empresa jornalística Jornal Correio Central Eireli desde o período do jornal impresso, iniciado há mais de duas décadas.

Às vezes é preciso que um homem com tanta dedicação pela causa da saúde dos humanos do seu ambiente de vida faleça para que seu legado seja reconhecido. Ouro Preto do Oeste e o estado de Rondônia perdeu um “almanaque” em conhecimento sobre entomologia e doenças epidemiológicas.    

Autor: Edmilson Rodrigues - colaborou Carlinhos Amante e Marluci Brilhanti

 

   

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também