Correio Central
Voltar Notícia publicada em 24/02/2022

Hoje tem live com o Coren/RO sobre fiscalização no HM de Ouro Preto do Oeste

A discussão no HM teve registros de ocorrência policial; denúncia ao MPF e até a OAB foi acionada pelos agentes das fiscalização.

Uma live será realizada na noite desta quinta-feira (24), às 19h, com a participação da direção do STPMOP e do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia Manoel Neri, ocasião em que novos fatos virão à tona acerca da fiscalização realizada na última semana no Hospital Municipal Dra. Laura Maria Carvalho Braga, em Ouro Preto do Oeste.

O prefeito deu uma versão sobre os fatos de que houve invasão por parte de 13 pessoas e um “jornalista”, mas o fato real é que na verdade foram expostas denúncias extremamente graves, às quais o Coren-RO expos parte delas em uma publicação com teor um pouco apavorante para quem só tem como opção a saúde pública oferecida pelo SUS – Sistema Único de Saúde. O Conselho Estadual de Saúde também estava presente.    

A reportagem do Correio Central apurou que, em razão de xingamentos e ofensas, duas ocorrências policiais foram lavradas por membros do Sindicato e do Coren-RO dentro do quartel da Polícia Militar, e que durante o tumulto causado com a chegada do prefeito ao HM, a OAB local também foi acionada pelo advogado do Conselho Federal de Enfermagem.

Apesar da publicação do Coren-RO com 13 imagens, como as de medicamentos vencidos, outras denúncias ainda mais graves não foram reveladas por questão de ética, e ainda pelo fato de que toda a situação foi denunciada no Ministério Público Federal (MPF).

Uma das denúncias, não reveladas na reportagem do Coren, estaria mostrando paciente ao lado de máquina de construção, e o internado em meio a trabalhadores da obra. Dependendo da gravidade das denúncias, a HM poderá sofrer nova fiscalização.     

Caso o prefeito insistisse em impedir a fiscalização no HM, os membros das entidades ali presente acionariam a Polícia Federal que, aliás, deve ser a força policial acionada pelo MPF em caso de as denúncias, algumas inclusive “veladas”, elencadas pelo Coren-RO, Cofen e Conselho Estadual de Saúde forem levadas adiante.       

 Na NOTA “O COREN – RO e o Sindicato Municipal de Ouro Preto convidam toda população de Ouro Preto e Região para acompanharem nesta quinta (24) às 19h a explanação do Presidente do COREN – RO, Sr. Manoel Neri e da Presidente do Sindicato Municipal Soeli Magesk a respeito das ações fiscalizatórias no Hospital Municipal e sua repercussão a nível Nacional. 

O COREN – RO estende o convite para todos os profissionais de enfermagem no Estado, tendo em vista que o assunto é de interesse de técnicos em enfermagem e enfermeiros que atuam no setor público e privado de Rondônia”. Agradecemos, STPMOP e COREN-RO.

 Link Youtube: 

https://www.youtube.com/watch?v=09HRWAxUwTA - Link Facebook: 

https://www.facebook.com/105755788141036/posts/342082387841707/ 

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também