Correio Central
Voltar Notícia publicada em 19/01/2022

Ji-Paraná vacina a primeira criança contra a Covid-19

Dudu, de 6 anos, recebeu o imunizante na UBS São Bernardo. A mãe de Eduardo, comentou a alegria de acompanhar a vacinação do filho.

O pequeno Eduardo Porto Laranjeira, de apenas 6 anos, é a primeira criança de Ji-Paraná a ser vacinada contra o novo coronavírus (Covid-19). O garoto recebeu o imunizante da Pfizer, no início da tarde desta terça-feira (18), na Unidade Básica de Saúde Francisco Mendes dos Santos (UBS São Bernardo).

A mãe de Eduardo, Margarete Aparecida Porto, comentou a alegria de acompanhar a vacinação do filho e destacou o trabalho da Prefeitura de Ji-Paraná para a imunização da população contra a Covid-19.

Dudu, como é carinhosamente chamado pela família, tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down e, por isso, pode receber a vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira.

“É  uma alegria muito grande o Dudu ser a primeira criança vacinada em Ji-Paraná. Esperamos muito por esse momento, pois o Dudu já teve Covid e, na época, foi muito difícil. Ficamos muito apreensivos, ele chegou a ter comprometimento no pulmão e quase precisou ficar internado”, comemorou a mãe.

Quem também comemorou o início da vacinação nas crianças foi a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Wanessa Oliveira e Silva, que também parabenizou os pais que estão levando os filhos para se imunizarem.

“O Prefeito Isaú Fonseca sempre repete que vacina boa é aquela que vai no braço. Por isso, assim que o Ministério da Saúde deu autorização, e também o Governo do Estado realizou o repasse das doses, demos início a vacinação das crianças de Ji-Paraná”, afirmou Wanessa.

Após receber a vacina, Dudu recebeu um 'Certificado de Coragem', atestando que o pequeno enfrentou com determinação a agulhinha da vacina, demonstrando coragem e bravura, e que agora está protegido da Covid.

“Esta etapa está sendo vencida. A vacina está aí e chegou também ao nosso município. Agradecemos ao prefeito, que aderiu à campanha, à secretária de Saúde e a todos os envolvidos na vacinação em Ji-Paraná”, destacou Margarete.

Apesar de não ser considerada uma doença, a Síndrome de Down é uma condição classificada como prioritária na vacinação contra a Covid, conforme a lista de comorbidades do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

 Imunização das crianças

 A vacinação acontece nas UBS do município, das 13h30 às 17h, em crianças com idade entre 5 e 11 anos, que tenham alguma comorbidade prevista no PNI, e também para crianças com 11 anos, que não tenham nenhuma comorbidade.

A diretora da Divisão de Imunização da Semusa, Cristiane Della Libera, destacou que, para as crianças se vacinarem, será necessária a companhia dos pais ou responsáveis legais ou, em caso de ausência, deverá ser apresentada uma autorização, por meio de um termo de consentimento assinado.

“Além da presença dos pais, ou da autorização por escrito, as crianças também devem levar o cartão do SUS e, se possível, algum outro documento de identificação. Vamos seguir as recomendações do Governo de Estado, de priorizar a vacinação das crianças com comorbidades”, explicou Cristiane.

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, por meio do PNI, as crianças de 5 a 11 anos de idade receberão duas doses, com 0,2 ml cada, da vacina Pfizer, em um intervalo de oito semanas entre as aplicações.

Mateus Navarro Oliveira

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura de Ji-Paraná

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também