Correio Central
Voltar Notícia publicada em 21/10/2021

No Jardim Aeroporto, chacareiro colhe mandiocão medindo mais de 1 metro e sessenta

Raizona de mandioca medindo 1.65 mts e pesando mais de 16 quilos é colhida em chácara do Jardim Aeroporto.

Um chacareiro residente em Ouro Preto do Oeste, cuja propriedade fica localizada no entorno da cidade, após o Jardim Aeroporto II, na área próxima à antiga associação dos funcionários da extinta Ceron, colheu uma raiz de mandioca com 1 metro e 65 centímetros, a planta produziu uma raiz pesando mais de 16 quilos. Não é nenhum recorde impresionante, mas causou surpresa no chacareiro. 

Alessandro Ferreira de Souza, que cultiva a propriedade, estava gradeando uma área da chácara e parou o trator ao observar que a planta enorme tinha caído. “Eu plantei esse pé de mandioca a cerca de um ano e quatro meses, e como vou fazer outro plantio vi que o pé estava caído. Resolvi arrancar, e deparei com a raiz desse tamanho”, relata Alessandro.

Como a raiz de mandioca ficou muito tempo debaixo de área úmida existente na raiz enorme de mandioca (macaxeira, aipim) rica em carboidrato passou do ponto de ser consumida e, infelizmente, foi parar no cocho da pocilga da chácara, para alimentar os porcos.

É provável que o tubérculo tenha atingido esse tamanho pelo fato de a planta ter crescido em um solo, além de fértil, sem ter nenhum impédimento físico que limitasse o crescimento da raiz. 

 

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também