Correio Central
Voltar Notícia publicada em 02/07/2021

Queimadas no Park Amazonas revolta moradores e destrói até canteiro de ipês

Departamento do Meio Ambiente informou que vai firmar parceria com a Sedam, Polícia Ambiental e órgãos de fiscalização.

As queimadas urbanas iniciaram mais cedo este ano na Estância Turística Ouro Preto do Oeste. No Park Amazonas, vegetação seca de quadras inteiras estão afetando o clima e o ar, e ontem uma leva de fogo em uma quadra próxima à rotatória do Residencial queimou um canteiro de ipês, do projeto da prefeitura. 

Moradores enviaram vídeos, fotos e áudios relatando que a situação está ficando insustentável e pedem fiscalização. “Não pensa que alguém vai entregar o vizinho pra polícia, as autoridades precisam vir fiscalizar e achar os culpados”, cobrou uma moradora. O Departamento de Meio Ambiente da prefeitura foi informado do fogo que foi ateado nas quadras e acionou o Corpo de Bombeiros.  

Focos de queimada urbana já podem ser visualizados de qualquer ponto da cidade. Queimada urbana é crime. No entanto, todos os anos são provocados fogaréus em quadras dos residenciais, em outros bairros, a fim de pôr fim a vegetação seca, ao invés de o proprietário promover a capinagem e limpeza do local de maneira responsável. 

Acionado pela reportagem, o diretor do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura Caio Bispo, se encontrava em Ji-Paraná ontem, no período da tarde, em reunião na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) justamente buscando firmar uma parceria com o órgão de fiscalização ambiental para a realização de uma ação mais contundente de combate a queimadas urbanas.  

O representante do Departamento de meio Ambiente adiantou que a Polícia Militar Ambiental também já está alinhada com a administração no sentido de realizar um trabalho de fiscalização e de orientação a comunidade sobre os riscos que a queima de lixo e de vegetação urbana pode comprometer a saúde pública.  

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também