Correio Central
Voltar Notícia publicada em 17/03/2022

Reaberto o acesso ao morro da Reserva Chico Mendes após deslizamento na pista

Uma parte de terra com vegetação caiu na pista logo depois da guarita de acesso a área de reserva.

O acesso a Reserva do morro Chico Mendes, um dos principais cartões postais da Estância Turística Ouro Preto do Oeste, de visitação continua o ano inteiro, com maior intensidade nos finais de semana, foi reaberto com meia pista.   

O trecho foi interrompido na segunda-feira (14) após um deslizamento de terra na encosta sobre a pista no início da subida pouco depois da guarita de acesso para a Reserva, formando na estrada asfaltada uma barreira de lama misturada a vegetação com plantas e pedaços de troncos e galhos de árvores que cresceram prostradas ou próximas de uma grande rocha.    

A vegetação sobre a pedra é relativamente mais frágil e fica na parte úmida da montanha, e a pressão da água com enxurrada que desceu das partes mais altas provocou o deslizamento de terra com vegetação.

Em outras ocasiões, com chuvas mais fracas, foram registrados deslizamentos com queda de árvore próximo da primeira rampa de saltos, em um desses deslizamentos uma árvore caindo sobre um veículo na pista.

A chuva que causou devastação no entorno da cidade de Ouro Preto do Oeste na segunda-feira foi um alerta para que o município que explora o turismo invista em sinalização com placas e orientações de alerta de perigo para turistas que visitam a cidade, principalmente aqueles que gostam de vislumbrar o mirante do morro e assistir ao pôr do sol.

O morro da Reserva Chico Mendes se localiza em anexo a Reserva da Estação da Ceplac que se conecta com a Reserva de Pesquisa Ecológica do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) é um patrimônio natural. Juntas, as reservas contíguas formam a terceira maior floresta remanescente do país.  

Todos os anos, a área do morro é castigada por grandes queimadas que atingem diferentes pontos da reserva, criando vazios e corredores naturais para enxurradas.  

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também