Correio Central
Voltar Notícia publicada em 03/04/2022

Detran Rondônia realiza ação Duas Rodas, Uma só Vida em Ouro Preto do Oeste

O trabalho direcionado aos motociclistas, tendo em vista que são as maiores vitimas de sinistros no trânsito.

Dando continuidade ao projeto de unir servidores das diretorias de Fiscalização e Educação em ações conjuntas, foi realizada na tarde de quinta-feira (31) a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”, na cidade de Ouro Preto do Oeste objetivando um trânsito mais seguro para todos. O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) lançou a ação “Duas Rodas, Uma só Vida”, em dezembro 2019, trabalho direcionado aos motociclistas, tendo em vista que são as maiores vitimas de sinistros no trânsito.

O diretor técnico de Educação de Trânsito (Dtet), Ruymar Pereira ressaltou a importância das duas diretorias, Fiscalização e Educação unirem forças nas ações conjuntas, “nosso objetivo é o mesmo, ter um trânsito humanizado e salvar vidas”, disse Pereira, citando o diretor de Fiscalização, Welton Ribeiro que já defendia ações conjuntas entre as duas pastas.

Ruymar Pereira, também agradeceu a chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Jaru, Miriam Gomes Sudário Fontini que veio a Ouro Preto do Oeste para chefiar a equipe em substituição ao chefe de Fiscalização daquela localidade, Anderson Ricardo da Silva.

O diretor de Educação de Trânsito agradeceu ao Governo do Estado que tem cobrado e apoiado ações efetivas do Detran Rondônia no sentido da salvas vidas no trânsito e também ao diretor geral, Paulo Higo Ferreira de Almeida que não tem medido esforços juntamente com a sua equipe, trabalhando em todas as localidades do Estado para que todos tenham segurança no trânsito “nosso diretor-geral, Paulo Higo, sempre fala que o Detran tem um tripé que é: Engenharia, Fiscalização e Educação”, ressaltou Ruymar Pereira.

Miriam Fontini que é policial penal reuniu os agentes de trânsito da Fiscalização e os servidores da Educação e explicou como o trabalho seria executado, informando a função e os modos operacionais da ação “Duas Rodas, Uma Só Vida” e alertando que o foco são os motociclistas, mas nos casos gritantes de irregularidades as medidas cabíveis devem ser adotadas.

A ação conjunta faz parte do cronograma do Encontro de Planejamento Pedagógico que está sendo realizado na Regional de Ouro Preto do Oeste. A intenção é que os servidores da Educação e Fiscalização tenham a experiência de trabalhar em conjunto e que desenvolvam esse trabalho em suas localidades. Além do aprendizado que o trabalho proporciona, tem ainda a integração entre os servidores que fazem Educação de Trânsito e os Agentes de Trânsito que fazem fiscalização.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, ressalta que “Duas Rodas, Uma só Vida” consiste em orientar e conscientizar o condutor de motocicleta como deve agir na via, a chamada direção defensiva, tendo em vista que mais de 50% da frota do Estado de Rondônia é composta de motocicleta e por se tratar de um veículo que deixa o condutor e o carona muito vulnerável se tratando de segurança no trânsito.

VÍDEO EDUCATIVO

O condutor da motocicleta abordado na fiscalização é convidado para assistir um vídeo de três minutos que mostram vários acidentes de trânsito e como poderiam ser evitados. É uma forma de impactar o cidadão, pois aquele fato pode ocorrer com qualquer pessoa que faz uso da motocicleta se não seguir as regras de trânsito.

Enquanto os condutores estão assistindo ao vídeo, os agentes de trânsito da Fiscalização e Educação do Detran fazem vistoria nas motocicletas e ao final o condutor é orientado a fazer as correções para deixar o veículo em condições de uso, conforme prevê a Legislação. O foco da ação “Duas Rodas, Uma só Vida” é orientar e fiscalizar se o condutor é ou não habilitado para conduzir motocicleta, quando o condutor não é habilitado, o veículo fica retido até uma pessoa portadora de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) venha fazer a retirada do veículo.

Texto e imagem: Eleni Caetano - Secom - Governo de Rondônia

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também