A primeira postagem do presidente Jair Bolsonaro ao amanhecer desta segunda-feira (20), em sua conta do Twitter, é voltada para o Estado de Rondônia.
Em uma foto de arquivo com o governador Marcos Rocha, Jair Bolsonaro anuncia que tem o apoio integral do governo de Rondônia ao projeto que fixa teto de 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e de transporte público (PLP 18/2022).
O presidente escreveu:
“- O governador Marcos Rocha de Rondônia informou ao Presidente que apoia integralmente o teto de 17% no ICMS dos combustíveis, energia elétrica, transportes e telefonia.
- Informa ainda que não ajuizará qualquer ação contra a medida, como pretendem alguns outros governadores. O plenário do Senado aprovou na semana passada o projeto do teto que fixa em 17% o ICMS sobre esses produtos e serviços, e voltou para a Câmara.”
- O governador Marcos Rocha de Rondônia informou ao Presidente que apoia integralmente o teto de 17% no ICMS dos combustíveis, energia elétrica, transportes e telefonia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 20, 2022
- Informa ainda que não ajuizará qualquer ação contra a medida, como pretendem alguns outros governadores. pic.twitter.com/sdvexzbQRM
O governador de Rondônia ainda não se manifestou sobre o assunto que tratou com o presidente.
A proposta prevê uma compensação aos estados com o abatimento de dívidas com a União, quando a perda de arrecadação passar de 5%, governos não endividados terão prioridade para fazer empréstimos com o aval da União, e podem ter recursos adicionais em 2023.
Conforma a Agência Senador publicou, como o projeto considera que combustíveis – assim como energia transportes coletivos, gás natural e comunicações – são bens essenciais e indispensáveis, os governos não poderão cobrar ICMS acima do teto se o PLP virar lei.
Fonte: www.correiocentralro.com.br