Correio Central
Voltar Notícia publicada em 07/08/2022

Rondônia terá sete candidatos a governador na disputa ao Palácio Rio Madeira

A expectativa, a partir de agora, se dá em torno da indicação do nome do candidato(a) a vice nas chapas que deixaram a vaga em aberto.

Vencido o prazo para a realização de convenções partidárias, as legendas em Rondônia já têm definido que, ao todo, sete grupos políticos vão disputar a corrida eleitoral e quem vencer vai ocupar o Palácio Rio Madeira, sede do governo, nos próximos quatro anos.

A expectativa, a partir de agora, se dá em torno da indicação do nome do candidato(a) a vice nas chapas que deixaram a vaga em aberto.

Coronel Marcos Rocha (União Brasil)

Atual governador de Rondônia (RO) e ex-chefe do centro de inteligência da Polícia Militar do estado, Marcos Rocha é candidato à reeleição pelo União Brasil. Nascido no Rio de Janeiro, Rocha iniciou a vida profissional no Exército Brasileiro e depois ingressou na Polícia Militar de Rondônia. Formado em Administração com especialização em Metodologia do Ensino Superior, Rocha atuou como professor universitário e como secretário Municipal de Educação de Porto Velho. Em 2018, disputou sua primeira eleição, se candidatou a governador de Rondônia pelo PSL e foi eleito no segundo turno. É filiado ao União Brasil, resultado da fusão de seu antigo partido, o PSL, com o DEM.

Comendador Valclei Queiroz (Agir)

Valclei Queiroz da Silva, conhecido popularmente como Comendador Valclei, 45 anos, é empresário do ramo de mineração. Nascido no distrito de Jaci-Paraná (RO), em Porto Velho (RO), Queiroz é formado em técnicas agrícolas e eletrotécnica. Trabalhou como garimpeiro até se tornar empresário no setor. Queiroz disputou o governo no estado em 2018, pelo PMB, mas não obteve sucesso. Atualmente, é presidente estadual do Agir e foi anunciado como candidato a governador de Rondônia (RO) nas eleições de 2022.

Ivo Cassol (PP)

Nascido em Concórdia (SC), Ivo Cassol, de 63 anos, é ex-governador de Rondônia e ex-senador. Sua trajetória política começou em 1996, quando foi eleito prefeito do município de Rolim de Moura (RO). Ocupou a cadeira de chefe do Executivo estadual após vencer as eleições de 2002 e foi reeleito em 2006. Já em 2010, ele renunciou ao governo para disputar o Senado e foi eleito. Em 2013, Cassol foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a quatro anos de prisão pela acusação de fraudar licitações quando era prefeito de Rolim de Moura. Ivo Cassol é candidato a governador de Rondônia (RO) em 2022 pelo PP.

Daniel Pereira (Solidariedade)

Daniel Pereira é ex-governador de Rondônia e líder sindical no estado. Nascido em Luiziana (PR), Pereira esteve à frente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Rondônia por seis anos e foi o fundador do Sintero, o Sindicato da Educação de Rondônia. Ele foi vereador do município de Cerejeiras pelo PT, deputado estadual por dois mandatos e, em 2014, foi eleito vice-governador na chapa de Confúcio Moura. Pereira assumiu o governo de Rondônia após a renúncia de Moura para disputa ao Senado. Foi oficializado pelo Solidariedade como candidato ao governo de Rondônia (RO) em 2022.

Léo Moraes (Podemos)

Léo Moraes é deputado federal filiado ao Podemos. Nascido em Foz do Iguaçu (PR) e formado em Direito, Moraes foi eleito pela primeira vez como vereador de Porto Velho em 2012. Elegeu-se deputado estadual de Rondônia em 2014. Em 2016, tentou a prefeitura de Porto Velho (RO), mas perdeu a disputa no segundo turno. Já em 2018, concorreu a uma vaga na Câmara Federal e foi eleito. Agora, é candidato a governador de Rondônia (RO) nas eleições de 2022.

Marcos Rogério (PL)

Formado em Direito e mestre em Administração Pública, Marcos Rogério é senador e jornalista. Natural do município de Ji-Paraná (RO), Rogério iniciou sua trajetória política como vereador de sua cidade natal, foi deputado federal por dois mandatos e eleito senador em 2018. Durante sua passagem pela Câmara, foi membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Anteriormente, ele atuou como radialista e repórter da TV Rondônia, afiliada da Rede Globo. No Senado, ganhou notoriedade na CPI da Pandemia no ano passado. Agora, Marcos Rogério é candidato a governador de Rondônia (RO) pelo PL nas eleições de 2022.

Pimenta de Rondônia (PSOL)

Nascimento Antônio da Silva, mais conhecido como Pimenta de Rondônia, é candidato a governador de Rondônia (RO) pelo PSOL. Nascido no munícipio de Cidade Gaúcha (PR), Pimenta é comerciante e disputará pela terceira vez a cadeira no Palácio Rio Madeira. Ele foi candidato ao governo em 2014 e 2018. Também já concorreu ao cargo de prefeito de Porto Velho em 2020.

 

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também