Correio Central
Voltar Notícia publicada em 10/08/2021

Ação do Detran e PM flagra mais de 100 inabilitados no interior de Rondônia

Principais infrações: mudar de faixa sem sinalizar, não usar cinto de segurança, dirigir falando ao celular, não manter distância mínima entre veículos e, principalmente, exceder o limite de velocidade estipulado em cada via etc.

O Governo de Rondônia, por meio da parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar (PM), tem realizado fiscalização e orientação de trânsito em Porto Velho, e nos demais municípios rondonienses. Na última semana, a ação executada em Pimenta Bueno, Cacoal, Presidente Médici e Ji-Paraná, resultou em 1.565 veículos abordados, sendo 438 automóveis e 1.127 motocicletas. No total, 110 condutores foram flagrados sem a Carteira de Habilitação (CNH).

A diretora-geral adjunta, Benedita Aparecida Oliveira, ressaltou a importância do Estado de levar segurança de trânsito de forma repressiva e educativa para a população de todo o Estado, uma vez que o objetivo é contribuir na redução de acidentes e mortes no trânsito. “O comportamento de risco em vias urbanas é influenciado por diversos fatores. Por isso, reconhecer as causas é fundamental para que tenhamos um trânsito seguro e ordeiro para todos”.

São diversas as infrações praticadas pelos condutores, como: mudar de faixa sem sinalizar, não usar cinto de segurança, inclusive os passageiros do banco traseiro, dirigir falando ao celular, não manter distância mínima entre veículos e, principalmente, exceder o limite de velocidade estipulado em cada via.

“O trânsito é feito por pessoas, onde somos responsáveis, seja na condição de condutor de veículos automotores, ciclistas ou pedestres e o governador Marcos Rocha tem apoiado as ações do Detran no sentido de humanizar o trânsito e, consequentemente, salvar vidas”, ressaltou a diretora.

O diretor técnico de fiscalização e ações de trânsito e coordenador da Operação Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, explicou que estão sendo realizadas duas ações diferenciadas pelo Detran e Polícia Militar. “A primeira trata-se da ação ‘Duas Rodas, Uma só Vida’ que trabalha com foco nos condutores de motocicletas, com atividades orientativas sobre o uso dos equipamentos de segurança  e ainda se está habilitado para conduzir a motocicleta, pois é muito grande o número de pessoas sem CNH em Rondônia”.

BALANÇO

Na ação, foram abordadas 592 motocicletas; 413 condutores do sexo masculino e 179 do sexo feminino. Durante os trabalhos, foram detectados 110 condutores inabilitados, sendo 45 na ação “Duas Rodas, Uma só Vida” e 65 na fiscalização convencional.

O comandante da 3ª Companhia de Fiscalização de Trânsito do Batalhão de Policiamento de Trânsito, com sede em Porto Velho, tenente PM Antônio Garibalde, destacou a importância da fiscalização nos municípios para conter os excessos e a falta de respeito à legislação de trânsito. Segundo ele, a presença do Estado, por meio de policiais militares do Batalhão de Trânsito e dos agentes do Detran, nas localidades já inibe os excessos. “Muitos acidentes de trânsito poderiam ser evitados e não são, por falha humana. A exemplo disso são os condutores que ingerem  bebida alcoólica e insistem em dirigir; excesso de velocidade, passar no sinal fechado, enfim, a falta de consciência tem causado muitas tragédias no trânsito”.

Dados da Coordenadoria de Registros de Estatística e Acidentes de Trânsito (Renaest) do Detran no Anuário de 2020, registrou redução de 21,38% no número de sinistro de trânsito em 2020 frente a 2019. O número caiu de 14.080 para 11.380. No entanto, as mortes tiveram aumento, saindo de 378 em 2019 para 417 em 2020.

Texto e imagem: Eleni Caetano - Secom - Governo de Rondônia

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também