Correio Central
Voltar Notícia publicada em 01/02/2022

Saúde mental: STPMOP dispõe de psicólogo gratuito aos servidores em Ouro Preto do Oeste (RO)

O psicólogo prestará atendimento (sob agendamento) gratuitos aos servidores públicos municipais sindicalizados.

Durante a pandemia observou-se aumento substancial de enfermidades do espectro psíquico, desde ansiedade a caso mais graves de depressão.

A saúde mental afeta não apenas o estado psicológico do indivíduo, mas todos os sistemas de defesa do organismo.

Tais enfermidades diante do caos gerado pela COVI-19 acaba não tendo a atenção devida por parte das autoridades de saúde em nível municipal, estadual ou federal.

Diante disso, a Direção do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (STPMOP) informa aos filiados e toda comunidade que por meio de Termo de Parceria, coloca à disposição dos filiados o acesso gratuito a um dos mais renomados profissionais da região, o psicólogo Clínico Dr. Pedro Paulo de Carvalho.

O psicólogo prestará atendimento (sob agendamento) gratuitos aos servidores públicos municipais de Ouro Preto do Oeste que estão devidamente sindicalizados. 

“A nossa intenção é atender o máximo possível de servidores, pois sabemos que muitos de nossos colegas estão padecendo por stress, ansiedade, depressão dentre outras”, defende Soeli Mageski, Presidente do STPMOP. 

“Destacamos aqui, os nossos colegas profissionais da saúde, que há dois anos estão trabalhando sob pressão extrema e em condições exaustivas; estes colegas precisam de nosso apoio! Sabemos que não é muito, queremos aumentar a gama de profissionais para este suporte, mas já é um passo importante e que com certeza irá ajudar”. Afirmou.

 O atendimento, será sob agendamento e obedecerá a ordem procura, portanto, o STPMOP pede aos interessados que entrem em contato com a entidade, tirem suas dúvidas sobre as consultas e se julgar necessário, agende um atendimento. 

O sindicato fica disponível de segunda a sexta, das 07:30 às 13:30; o atendimento pode ser feito por meio dos telefones: 69 99370-9997 e 69 3461-2990.

Pedimos aos servidores que divulguem tal informação, compartilhem em suas redes sociais e nos grupos de trabalho, temos certeza que se a informação chegar àqueles que necessitam muito pode ser feito. Autor: Comunicação STPMOP.

O impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental

Há alguns fatores que predispõem a doenças mentais, como:

  • menos contato social com outras pessoas;
  • falta de uma rede de apoio;
  • pouca exposição ao sol;
  • sedentarismo;
  • má alimentação;
  • desemprego;
  • preocupações relacionadas a dificuldades financeiras;
  • medo de adoecer ou de perder entes queridos, entre outros.

De certa forma, a pandemia acaba trazendo vários deles à tona. O distanciamento social é um cuidado muito importante para a prevenção da Covid-19, mas traz alguns “efeitos adversos”. Ele faz com que não vejamos nossas famílias e amigos frequentemente, reduzindo nosso contato com nossa rede de apoios.

As suas consequências financeiras desencadeiam preocupações e dificuldades de acessar os bens mais essenciais para a saúde, como a alimentação. Além disso, muitas pessoas param de se exercitar e de tomar alguns minutos de sol todos os dias. Nesse sentido, alguns grupos estão ainda mais vulneráveis a doenças psíquicas.

Crianças

A infância é a fase em que o contato social é mais importante. Uma das necessidades básicas das crianças é a interação com amigos e com o mundo para o desenvolvimento pleno. As brincadeiras ajudam os jovens a extravasar a energia e a lidar com os próprios desafios.

A suspensão das aulas e a redução de contato com seus pares etários fazem com que as crianças fiquem mais predispostas à depressão e à ansiedade.

Idosos

Os idosos são o grupo que mais recebeu atenção durante toda a pandemia. A todo o momento, eles são expostos a informações sobre os riscos de consequências graves caso adoeçam de Covid-19. Isso faz com que eles se preocupem excessivamente, predispondo-os a transtornos do humor.

Além disso, o distanciamento pode desencadear um afastamento da rede de suporte que eles têm.

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também