Correio Central
Voltar Notícia publicada em 02/11/2021

Reflexão no Dia de Finados: Ouro Preto do Oeste perdeu 150 vidas para a Covid-19

Em 2020, muitas pessoas adiaram as visitas a cemitérios porque a pandemia estava no auge de contaminações e mortes.

No feriado do Dia de Finados, do ano de 2020, muitos parentes e amigos de vítimas da covid-19, além da saudade sem despedida, prestaram homenagens à distância, há exatamente um ano o número de casos da doença com morte iniciava a curva crescente que trouxe o pesadelo dos primeiros meses de 2021.

Com a realização das eleições em 15 de novembro, e as festas de fim de ano, as aglomerações impulsionaram os números de casos e mortes no Brasil.

Neste Dia de Finados será diferente. A movimentação nos cemitérios de sábado para cá, os familiares retornaram para os locais onde descansam os restos mortais de seus entes queridos para realizar a limpeza do jazigo.

O dia de hoje será de reflexão, de tristeza e também de recordações em vida do ente querido. Às 8h, serão realizadas simultaneamente Missas nos cemitérios Bom Samaritano e Campo Santo.

Segundo o governo de Rondônia, a Estância Turística Ouro Preto do Oeste registrou 150 óbitos de pacientes por consequência da covid-19, com a última morte registrada no último sábado (30/10), de um paciente com 64 anos de idade. O óbito de numero 149 foi divulgado no meio da semana.

Vale ressaltar, porém, que a reportagem do site Correio Central RO conferiu junto as duas funerárias da cidade, e não houve sepultamento de vítima de Covid-19 na cidade no mês de outubro. Pode ter ocorrido de o paciente ter morrido em outra cidade, mas tinha como endereço fixo Ouro Preto do Oeste.

Somente em 2021, 117 pessoas morreram vitimadas pela covid-19, de acordo com o boletim oficial do Governo do Estado, que é emitido diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau/RO) em conjunto com a Agevisa. Em 2020 foram 33 mortes, até 31 de dezembro, o pico de mortes veio a partir de janeiro e fevereiro deste ano.

Até a data de ontem, segunda-feira (01), com o sepultamento do mototaxista João Batista, somente a funerária da Associação Vida Nova realizou 368 sepultamentos em 2021.

Texto corrigido às 12:26, em 02,11: publicamos que 128 pessoas faleceram por covid-19 em 2021, e o número são de 117, segundo a Sesau-RO/Agevisa. 

Fonte: www.correiocentralro.com.br

Leia Também