Correio Central
Voltar Notícia publicada em 29/09/2021

Casos de vítimas de roubo com uso de PIX se multiplicam em Rondônia, alerta Polícia Civil

Bandidos invadem residência e rendem a família, ou comerciantes, e os obriga a fazerem transferências pelo PIX a comparsas que não estão no local do crime.    

A facilidade de realizar pagamentos e transferências instantâneas de dinheiro por meio do pix, que opera 24 horas, facilitou a vida de muita gente e, em Rondônia, a bandidagem e estelionatários em geral também se adaptaram a esse recurso para subtrair dinheiro de vítimas com falsos boletos de compras, golpes tradicionais e até em roubos a residência majorando o prejuízo das vítimas.

Em Ouro Preto do Oeste, somente no mês de setembro a Polícia Civil registrou cerca de 10 ocorrências dessas modalidades de crime, em que as vítimas foram submetidas a efetuar transferência para estelionatários que se passam por vendedores de produtos diversos, parentes, amigos, em golpe do “carro quebrado” e outros.

Também estão ocorrendo casos de roubo majorado por transferências, em que bandidos invadem residência e rendem a família, ou comerciantes, e os obriga a fazerem transferências pelo PIX a comparsas que não estão no local do crime.    

“Essa modalidade de roubo tem acontecido muito. Os ladrões rendem as famílias e obrigam a fazer transferência via PIX. A partir de 4 de outubro vai ser limitado a mil reais a noite, mas durante o dia as vezes não há limite”, faz o alerta o delegado Niki Alves Locatelli, titular da Delegacia de Polícia Civil em Ouro Preto do Oeste.

BANCO CENTRAL ANUNCIA MEDIDAS

 O Banco do Brasil divulgou nesta terça-feira (28) que as medidas para tornar o PIX mais seguras como o “bloqueio cautelar” de 72 horas, “notificação de infração por suspeita de fraude” passaram a valer a partir de 16 de novembro, e para o delegado Niki, até lá o prudente diminuir o limite diário de transferência ao mínimo possível. “É importante que as pessoas diminuam as transferências via PIX porque pode acontecer esses prejuízos, orienta”.

Entre as medidas anunciadas pelo Banco do Brasil, estão o bloqueio preventivo dos recursos disponíveis na conta em caso de suspeita de fraude e notificações obrigatórias de transações rejeitadas.

O Banco do Brasil estabeleceu como data limite o dia 4 de outubro para que as instituições financeiras estabeleçam o limite de R$ 1 mil para transferências e pagamentos realizados por pessoas físicas das 20h às 6h, incluindo PIX. Pessoas jurídicas não serão atingidas com a medida.    

O limite será alterado somente por solicitação do cliente, através dos canais de atendimento eletrônicos, e a instituição, por sua vez, deve estabelecer prazo mínimo de 24 horas para efetivação do aumento.

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também