Correio Central
Voltar Notícia publicada em 21/05/2021

Ouro Preto do Oeste (RO) - Namorados são vítimas de falsa postagem e sofrem graves ameaças

Um perfil falso de Facebook postou uma foto do casal acusando-os de serem bandidos, e pede que todos tenham cuidado com eles.

“Se você conhece esse casal cuidado...se você não ‘conhecem’ compartilhe para que mais pessoas não sejam vítimas de estelionato. O circuito de áudio e vídeo que fica na frente da loja da minha mãe flagrou esse casal estacionando no final de semana “a” alguns meses atrás, achamos suspeito e ficamos de olho”.

A narrativa descrita acima foi apenas o início de uma publicação de um perfil de Facebook com a foto do casal de namorados Estefani de Oliveira’ Castelanni Freitas e Fábio Vicente Moreira que reside em Ouro Preto do Oeste, na região central de Rondônia.

A postagem afirma que que o casal pratica crimes e age na cidade de Ouro Preto, Ji-Paraná e Mirante da Serra, e devido ao teor da conversa as imagens e áudios foram levados à polícia.

Claramente a publicação falsa foi feita para criminalizar, desmoralizar ridicularizar a imagem do casal de namorados. Momentos após a postagem feita na noite de quinta-feira (20/05) a paz na vida dos jovens e de seus familiares se evaporou, e deu lugar a uma série de mensagens, desde graves ameaças, a xingamentos e acusações absurdas.       

“‘Hoje quando fui até o mercado uma mulher passou por mim e me chamou de vagabunda ladra, que não tenho vergonha na cara de sair na rua", relatou a jovem a reportagem do site Correio Central. A Polícia Civil investiga o caso, informou o delegado Niki Alves Locatelli.   

Em outro trecho da postagem, o conteúdo que claramente tem a intenção de fazer as pessoas acreditarem que o casal é criminoso diz o seguinte: “se ‘vc’ tem comércio fique esperto. Clínica odontológica, salão de estética feminina e loja de roupas. Temos nosso comércio e sabemos o quão é difícil manter um”.

Mais abaixo, quem fez a postagem usou o nome da polícia par pedir compartilhamentos: “não quero estragar a investigação da polícia, mas não podemos nos calar diante disso. Compartilhe!        

A jovem está desesperada e pede que a população não compartilhe essa postagem. “Desde quando tudo isso veio à tona eu não dormi nem eu e minha mãe, tive crise de Pânico. Não aguento mais receber mensagem, ligações nem eu e meu namorado nosso nome está sendo sujo. Todos na rua me olhando. Estou com medo de ser linchada na rua”.

O delegado Niki Alves Locatelli disse a reportagem que a moça procurou a Delegacia de Polícia Civil e registrou uma ocorrência. “Nós vamos apurar um crime contra a honra, possivelmente de calúnia ou injúria e descobrir quem fez essas postagens porque o perfil, em tese, é falso. O conteúdo a vítima alega que é falso então já há um crime contra a honra”, pontuou o delegado.   

Ainda de acordo com o delegado, a Polícia Civil vai apurar solicitando informações do Facebook e das empresas de tecnologia para identificar o autor (ou autora) para que o responsável possa responder criminalmente. “Ela alega estar sofrendo muita exposição e as pessoas estão acreditando nessa falsa postagem”. Lamenta o delegado.   

Segundo Estefani, isso tudo está acontecendo desde ontem, de uma hora pra outra ela começou a receber por mensagem de pessoas próximas enviando print da publicação, e todos questionando e querendo sabe o que está acontecendo.  

“Não paro de receber mensagem, ligações nem minha família e meu Namorado. Todos estão sabendo. Meu namorado não para de receber ligações e mensagem”, queixou-se a jovem.

O casal começou a receber as primeiras mensagens ofensivas e agressivas por volta das 22:00 horas. Logo que recebeu, a jovem acompanhada de sua mãe procurou a Delegacia Civil, registrou uma ocorrência policial e repassou os primeiros prints das mensagens que havia recebido até aquele momento.

O GRAU DE MALVADEZA E DE ÓDIO CONTRA O CASAL EXTRAPOPOU O LIMITE DA RAZÃO DE QUEM ORGANIZOU A PUBLICAÇÃO NO PERFIL DE FACEBOOK QUE A POLÍCIA ACREDITA SER FALSO

 

 

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também