Correio Central
Voltar Notícia publicada em 31/05/2021

PM e BM, com apoio de civis, fazem carreata em protesto por melhorias salariais e condições de trabalho

As carreatas irão ocorrer nas principais cidades de Rondônia nesta segunda-feira, a partir das 15 horas.

Na tarde desta segunda-feira (31/05) policiais militares lotados na 3ª Companhia de Policiamento Ostensivo (3ª Cia/PO/OPO-2º BPM), sediada na Estância Turística Ouro Preto do Oeste, e bombeiros militares do 2º subgrupamento, promovem uma carreata para reivindicar por melhorias salariais e pela valorização da categoria.

São parte da 3ª Companhia, policiais militares lotados nos subgrupamentos dos quarteis da PM de Mirante da Serra, Nova União, Vale do Paraíso, Teixeirópolis e Urupá. A concentração será em frente ao ginásio de esportes Agmar de Souza, na rua padre Adolfo Rol.  

A carreata em Ouro Preto do Oeste terá a participação de civis que estarão presentes à manifestação para apoiar o movimento dos policiais militares de Rondônia que além de protestar por valorização salarial, também mostram descontentamento com as condições de trabalho oferecidas atualmente.

O movimento de carreata é simultâneo e também vai ser realizado nos principais municípios da BR-364, como em Ariquemes e em Porto Velho, capital do estado de Rondônia.

Segundo os idealizadores da carreata, a manifestação é pacífica, e não vai afetar o serviço de segurança ostensiva oferecido pela Polícia Militar.

O governo do Estado não se manifestou a respeito da carreata dos policiais militares, e tem amparo na Lei Complementar 173/2020 de Socorro aos Estados em razão da pandemia do novo coronavírus que proíbe o reajuste no salário de servidores públicos arte 31 de dezembro de 2021.

Entretanto, PMs e BMs decidiram antecipar manifestação e mostrar o descontentamento após uma publicação do Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) valorizando um provável aumento de 8%, em três vezes, no soldo dos militares após o fim do decreto da pandemia.

Policiais e bombeiros militares querem abrir canal de diálogo para serem discutidos outros temas além do foco que é a valorização salarial.

O início do curso para Cabos, condições de segurança no trabalho, bonificações e gratificações que podem amenizar a situação salarial das duas categorias, são parte da pauta que os policiais militares e bombeiros militares pretendem caso consigam um canal de diálogo com o governo.

Fonte: www.correiocentral.com.br

Leia Também